Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Prof. Raphael Saverio Spozito do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga defende dissertação de mestrado

Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 15h52 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 20h30 | Acessos: 1071

Pesquisa ocupa-se em analisar os modelos simplificados e a simulação numérica em elementos finitos para determinação da distribuição dos esforços verticais na alvenaria estrutural

O engenheiro e professor do Instituto Federal Raphael Saverio Spozito defendeu, na quinta-feira dia 9 de novembro, sua dissertação de mestrado intitulada “Análise Numérica da Distribuição de Forças Verticais em Paredes de Alvenaria Estrutural” na UNESP de Ilha Solteira.

O estudo contou com a orientação do Prof. Dr. Jefferson Sidney Camacho e coorientação do Prof. Dr. Rogério de Oliveira Rodrigues, que presidiu a banca, a qual foi composta também pelo Prof. Dr. Renato Bertolino Junior, ambos da UNESP de Ilha Solteira, e também pelo Prof. Dr. Vladimir Guilherme Haac, da Escola de Engenharia de São Carlos (USP).

De acordo com Raphael, a importância da pesquisa deve-se à determinação da distribuição das ações verticais em estruturas de alvenaria estrutural, que ainda é complexa. “Devido a essa característica, o estudo teve como premissa a obtenção de resultados entre os modelos simplificados e simulações numéricas, considerando uma análise global da estrutura, buscando, assim, parâmetros que possam se relacionar entre os processos considerados com o objetivo de contribuir para a área de pesquisa de alvenaria estrutural”, explicou.         

 

Resumo:

SPOZITO, Raphael Saverio, M.Sc., Universidade Estadual paulista, novembro,  2017. Análise numérica da distribuição de forças verticais em paredes de alvenaria estrutural. Orientador: Jefferson Sidney Camacho.

Este trabalho tem como objetivo principal a análise entre os modelos simplificados de paredes individuais (PI), grupos isolados de paredes (GIP), grupos de paredes com interação (GPCI) e simulações numéricas (elementos finitos) para determinação da distribuição dos esforços verticais na alvenaria estrutural. Para tal, inicialmente foi efetuado uma revisão bibliográfica para estudo do comportamento da distribuição dos esforços verticais nas paredes e suas interfaces de ligação além de conceitos de discretização da alvenaria estrutural em elementos finitos e os modelos simplificados de dimensionamento. A discretização do modelo em elementos finitos foi realizada utilizando o conceito de macromodelagem e as características dos materiais foram adotadas de acordo com as normas vigentes. Em relação aos grupos de paredes isolados, foi possível identificar um comportamento de uniformização das forças verticais de acordo com o número de pavimentos. Buscou-se também, uma caracterização da uniformização das forças verticais relacionadas com as medidas geométricas dos grupos de parede com interação. Dentre os valores obtidos pelo modelo simplificado de grupos de paredes com interação e as simulações numéricas, considerando o modelo arquitetônico adotado, verificou-se que as taxas de interação tendem a valores de 20%, além da identificação de alguns fenômenos que devem ser melhores investigados. 

Raphael com a banca

Raphael com o pai e o irmão

registrado em:
Fim do conteúdo da página