1ª Jornada do IFSP: alunos e servidores do câmpus Votuporanga participam de evento em Cubatão

Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 11h43 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 11h55 | Acessos: 1527

Resultados de Pesquisa, Ensino e Extensão desenvolvidos no câmpusforam apresentados

Trinta e oito alunos e quatro servidores do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga participaram, de 6 a 9 de novembro, da 1ª Jornada do IFSP, realizada no Câmpus Cubatão. Pela primeira vez, três dos maiores congressos do IFSP foram reunidos em uma única jornada: o Congresso de Educação Profissional e Tecnológica (Conept), o Congresso de Extensão e Mostra de Arte e Cultura (Conemac), e o Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (Conict). Essa integração surgiu da necessidade de reforçar a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A Jornada teve o tema “Inovando, Diversificando e (Re)construindo”.

O evento, com entrada gratuita, reuniu alunos e servidores dos 36 câmpus do IFSP e mais de 200 alunos da rede pública municipal. Foram 44 horas de atividades com total de 825 trabalhos apresentados por estudantes de diversos institutos.

Além disso, foram realizadas rodas de conversa, mostras de arte e cultura, torneios, oficinas, premiações, exibições, palestras, conferências, mesas-redondas, atividades formativas e minicursos, entre outras atividades de naturezas variadas, como apresentação de Maracatu, torneio de Robótica e discussões de temas atuais, como a reforma do ensino médio. Os cerca de 5 mil visitantes que passaram pelas diversas atividades da Jornada também apreciaram apresentações musicais e puderam participar de uma feira sustentável.

Ana Paula Fonseca, Diretora de Ensino do Câmpus Cubatão e membro da equipe organizadora do evento destacou o momento de união dos Institutos Federais do estado de São Paulo e dos 30 anos do câmpus de Cubatão: “A oportunidade de juntar os três congressos que eram feitos antes separadamente fez com que o Instituto Federal de São Paulo fosse uma só unidade. Os 36 câmpus estão aqui representados e presentes participando e promovendo a integração entre as reitorias, as pró-reitorias e os alunos. Além disso, é um momento único, pois estamos completando 30 anos de câmpus e juntar essa idade especial ao primeiro grande evento do Instituto Federal na nossa unidade é um grande presente de aniversário”, afirmou.

Lucas Biasi Gastaldon, aluno do curso de Licenciatura em Física, e Paulo Bernardo Filho, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viajaram dez horas do Câmpus de Votuporanga até o Câmpus Cubatão. Ambos disseram que, mesmo com a grande distância entre os câmpus, o esforço valeu a pena pela grande experiência que obtiveram no evento.

Essa foi a primeira visita de Lucas a outro câmpus, sua primeira ida a um congresso e a primeira vez que apresentou um trabalho em um evento desse porte. O aluno impressionou-se com a estrutura e a equipe organizadora. “A 1ª Jornada do IFSP foi muito bem organizada e os projetos selecionados eram muito interessantes. A equipe auxiliar do câmpus é muito bem informada e disposta. Como a minha primeira experiência de evento fora do meu câmpus, eu achei fantástica!”, elogiou.

Seu colega Paulo conta que gostou das competições de robótica e da tecnologia utilizada na organização do evento. “Gostei das competições de robótica. Ela incentivou os participantes a explorarem a área. O sistema de credenciamento automatizado mostrou que o evento estava muito bem organizado”, disse o estudante.

Além de todos os trabalhos de pesquisa e extensão apresentados, o Instituto Federal – Câmpus Votuporanga também se fez representar na premiação do Concurso Literário promovido pelo NEABI – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, já que a aluna do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio Rubia Carla Alves da Silva obteve a premiação máxima na categoria na categoria Crônica ou Conto/Aluno.

1ª Jornada 6

1ª Jornada 11