Alunos e professoras do Curso de Engenharia Civil participam de evento na UNESP de Rio Preto

Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 12h48 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 20h30 | Acessos: 1123

Palestras abordaram temas como sustentabilidade e novas tecnologias

No último dia 10 de novembro, a coordenadora do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Profa. Dra. Mara Regina Pagliuso Rodrigues, a Profa. Dra. Andréa Cristiane Sanches e, aproximadamente, 35 alunos do curso participaram de um importante evento na área, realizado na Unesp de São José do Rio Preto: o “MAC Sustentável 2017: Novas Tecnologias na Engenharia Civil”.

O evento surgiu como uma parceira entre o grupo de pesquisa MAC - Materiais Alternativos de Construção - vinculado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e o Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais (UNESP - Ilha Solteira) e a empresa DRENE Engenharia.

O Prof. Dr. Jesús N. Eiras, Pesquisador no Laboratoire de Mécaniqueet d’Acoustique, Centre National de la Recherche Scientifique, Marseille (França), proferiu a fala “Ensaios não Destrutivos na Engenharia Civil”. O estudioso descreveu os diferentes sistemas de inspeção não destrutiva com especial ênfase nas técnicas baseadas na propagação de ondas mecânicas. Abordou tanto as técnicas convencionais assim como os recentes avanços que estão sendo desenvolvidos nessa área de pesquisa.

Já o Prof. Dr. Dib Gebara, professor aposentado da Unesp de Ilha Solteira, apresentou a fala “Novos Enfoques na Drenagem Urbana: exemplo de Ilha Solteira e São José do Rio Preto”, momento em que abordou os novos avanços na Micro Drenagem Urbana, as vantagens e cuidados na utilização em projetos.

Para a coordenadora do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, é muito importante a participação em eventos como esse. Segundo Mara, “o contato com novas tecnologias internacionais para ensaio de concreto e outros materiais só enriquece os conhecimentos dos alunos e estreita relações entre eles e renomados professores da área”, explicou.

MAC2017EngCivil 1

MAC2017EngCivil 4