Instituto Federal - Câmpus Votuporanga é contemplado em Chamada Pública e recebe verba de 250 mil para ampliação da eficiência energética do câmpus

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 14h09 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2017, 17h40 | Acessos: 1266

Projeto prevê redução sustentável no consumo de energia elétrica e cursos de conscientização de uso de recursos

O Instituto Federal – Câmpus Votuporanga foi um dos contemplados na Chamada Pública 002/2017 da Elektro, que selecionou “propostas de projetos” de conservação de energia e uso racional de energia elétrica para integrar o Programa de Eficiência Energética da ELEKTRO.

A Chamada Pública recebeu projetos de unidades consumidoras atendidas na área de concessão da Elektro, pertencente à tipologia indústria, residência, comércio e serviços, poder público, serviço público, iluminação pública e rural.

A proposta elaborada pelo Instituto Federal é fruto de um trabalho em equipe da Diretoria de Infraestrutura e Expansão do IFSP, da empresa Nex Solar Soluções em Energia Solar Ltda-ME, do diretor do câmpus, Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini, do Diretor Adjunto Educacional, Prof. Dr. Rodrigo Cléber da Silva, do Coordenador de Almoxarifado, Patrimônio e Manutenção do câmpus, Milton Cesar de Brito, e do Diretor Adjunto Administrativo, Ricardo Teixeira Domingues.

Em seu escopo, o projeto prevê recursos financeiros para a substituição das lâmpadas do câmpus por LED e a instalação de uma miniusina fotovoltaica. O objetivo é a redução considerável do consumo de energia elétrica, estimada em 42% do consumo atual. Paralelamente, a iniciativa pretende, por meio de palestras e treinamento técnico, proporcionar a conscientização dos servidores que trabalham no Instituto Federal e da comunidade para o uso adequado e seguro da energia elétrica, buscando maximizar a redução no consumo de energia elétrica, além de disseminar a importância e a viabilidade da utilização de fontes renováveis de energia.

De acordo com Furini, as tratativas com a Diretoria de Infraestrutura e Expansão tiveram início ainda em janeiro deste ano para executar o projeto por meio de uma chamada pública da ANEEL. Os trabalhos realizados naquele momento, ainda que não tenham sido plenamente exitosos, foram fundamentais para que se desse sequência, em julho deste ano, à Chamada Pública da Elektro, momento em que se realizaram os levantamentos restantes e a compilação da documentação necessária. “A proposta que aprovamos, além de aumentar a eficiência energética por meio da redução do consumo, não afetará o meio ambiente da nossa instituição, já que se trata de instalação de usina fotovoltaica no teto, sem prejuízo ao projeto de arborização do câmpus, que está em fase de desenvolvimento. Dessa forma, conseguimos aliar tecnologia, eficiência energética, eficiência na gestão dos recursos públicos e conscientização da comunidade interna e externa por meio de cursos de formação, cumprindo plenamente a missão do IFSP”.

O Diretor Geral do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga ressaltou ainda a participação do Secretário da Fazenda do município de Votuporanga, Diogo Mendes Vicentini, responsável por agilizar todas as certidões necessárias. “Uma vez mais, a parceria entre o Instituto Federal e a Prefeitura Municipal gera bons frutos: ganha o meio ambiente, ganham os alunos, ganham os servidores e toda a comunidade de Votuporanga e região”, finalizou.

Fotovotaica

IFVotu7anos 8