Prof. Mateus Boccardo do Instituto federal defende dissertação de Mestrado na UNESP

Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2017, 15h38 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 20h36 | Acessos: 1482

Pesquisa trata do ensino aplicado da Matemática

Na manhã de hoje, 25 de setembro, o professor de Matemática do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Mateus Eduardo Boccardo defendeu a dissertação intitulada “Sistemas Lineares: Aplicações e Propostas de Aula Usando a Metodologia de Resolução de Problemas e o Software Geogebra”, na Unesp de São José do Rio Preto-SP.

A pesquisa, desenvolvida no PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), foi orientada pela Profª. Drª. Ermínia de Lourdes Campello Fanti e a banca foi composta, além da orientadora, pelo Prof. Dr.Anderson Paião dos Santos e pela Profª. Drª. Flávia Souza Machado da Silva.

De acordo com o Prof. Mateus, os Sistemas Lineares possuem muitas aplicações e esse trabalho teve como objetivo mostrar algumas delas e, além disso, apresentar uma proposta de aula sobre Sistemas Lineares usando o software livre GeoGebra. “Essa proposta pode ser usada e aplicada por professores do Ensino Básico e em alguns cursos superiores da área de Exatas, com o intuito de fazer a interpretação geométrica do conjunto solução de Sistemas Lineares”, explicou.

O PROFMAT

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O PROFMAT surgiu de uma ação induzida pela CAPES junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM.

PROFMAT visa a atender, prioritariamente, professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.

Resumo do trabalho:

Sistemas Lineares, mais precisamente, Sistemas de Equações Lineares, é ferramenta útil para a resolução de vários problemas práticos e importantes, por exemplo, problemas relacionados a tráfego de veículos, balanceamento de equações químicas, cálculo de uma alimentação diária equilibrada, circuitos elétricos e interpolação polinomial. Neste trabalho, abordamos o conteúdo Sistemas Lineares, seus métodos de resolução, algumas de suas inúmeras aplicações, bem como a interpretação geométrica do conjunto solução de sistemas lineares em duas ou três variáveis. Apresentamos, também, uma análise de como esse assunto é tratado em alguns documentos oficiais de ensino. Por fim, serão expostas duas Propostas de Aula que foram elaboradas para alunos do Ensino Básico, uma para ser desenvolvida usando a Resolução de Problemas como metodologia de ensino (na abordagem de problemas sobre sistemas lineares), e outra sobre a Interpretação Geométrica do conjunto solução de Sistemas Lineares, para ser realizada na Sala de Informática, utilizando o software GeoGebra.

Palavras-chave: Sistemas de Equações Lineares. Metodologia da Resolução de Problemas. GeoGebra. Ensino de Matemática.