Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga disputam jogos universitários em Ilha Solteira

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 21h27 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2017, 13h46 | Acessos: 1246

4 Atléticas se enfrentaram em 8 modalidades esportivas.

No final de semana passado, nos dias 16 e 17 de setembro, 35 alunos do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga disputaram, em Ilha Solteira – SP, os jogos universitários. O evento, em sua terceira edição, intitulado “Atleticana 12 Anos – O Desafio”, foi organizado pela Associação Atlética Acadêmica - UNESP Ilha Solteira e contou com a participação de mais três Atléticas além da anfitriã, sendo elas: Atlética IFSP Votuporanga – AAAX3, Associação Atlética Acadêmica de Direito Aems e Atlética Opressora – AAA UFMS CPTL.

O câmpus Votuporanga obteve, no total, 13 medalhas, entre elas: 1 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze. Os alunos conquistaram as seguintes classificações nas modalidades: 1º colocado – Tênis de Mesa Feminino; 2º colocado – Futebol Society, Vôlei Feminino, Basquete Feminino, Judô Masculino, Tênis de Mesa Masculino, Xadrez Misto; 3º colocado – Futsal Masculino, Futsal Feminino, Vôlei Masculino, Basquete Masculino, Handebol Masculino, Handebol Feminino. Não houve a participação de Votuporanga nas modalidades de Judô Feminino, Tênis de Campo Masculino e Tênis de Campo Feminino, pois não foram encontrados alunos para competir nesses esportes.

O Diretor de Esportes da Atlética IFSP Votuporanga – AAAX3, Gabriel Tostes, enalteceu o esforço dos alunos que participaram dos esportes e valorizou a integração entre os estudantes das instituições participantes. E afirmou: “Os alunos se esforçaram para participarem do maior número de modalidades possíveis e, além disso, o evento nos deu a oportunidade de conhecer pessoas de outras instituições. Com isso, no futuro, temos maiores chances de sermos convidados para mais competições”.

DESTAQUE

A medalha de ouro conquistada pela Atlética de Votuporanga veio de uma modalidade em que as alunas participantes Bruna Silva, Nicole Martins e Thaís Horikawa consideraram inesperada: o Tênis de Mesa Feminino. O esporte era disputado da seguinte forma: cada equipe contava com três competidoras diferentes que jogavam uma de cada vez contra a competidora adversária. A jogadora que vencesse 2 sets, de 11 pontos cada,  ganhava uma partida, e a equipe que ganhasse 3 partidas avançava na tabela.

O primeiro confronto da equipe de Votuporanga foi contra a equipe UFMS – Três Lagoas. A disputa iniciou-se com Thaís Horikawa, derrotando sua adversária e vencendo a primeira partida de 2 sets a 1. Na segunda partida, Nicole Martins jogou contra a segunda jogadora adversária, perdendo de 2 sets a 0. Bruna Silva, que disputou a terceira partida, venceu a terceira jogadora mato-grossense no placar de 2 sets a 0. Por fim, na quarta partida, Thaís Horikawa foi a jogadora escalada e venceu a sua adversária por sets 2 a 0, garantindo uma contagem vitórias de partidas de 3 a 1 para a equipe votuporanguense e o avanço para as finais.

A final do Tênis de Mesa feminino foi contra a equipe anfitriã, a UNESP de Ilha Solteira. Dessa vez, quem jogou a primeira partida foi a aluna Bruna Silva, que venceu sua adversária por 2 sets a 1. Thaís Horikawa foi a jogadora da segunda partida e derrotou sua oponente também por 2 sets a 0. No final, Nicole Martins garantiu a medalha de ouro para Votuporanga ao vencer a última jogadora da equipe de Ilha Solteira por 2 sets a 0, totalizando um placar de 3 vitórias a 0 para as votuporanguenses.

A capitã da equipe Thaís Horikawa reconheceu que a vitória nessa modalidade fará as pessoas se aproximarem mais do esporte. E afirmou: “Foi a primeira vez que competimos no tênis de mesa e, agora, tenho certeza de que muitas pessoas vão se interessar por esse esporte”.

Ao chegar nas finais, a jogadora Nicole Martins sentiu felicidade de enfrentar as anfitriãs do evento, mas medo de perder por sua equipe não ter treinado o suficiente. “Fiquei feliz em conseguir estar na final contra as donas da casa, já que não tínhamos muito treinamento nesse esporte. Porém, por esse mesmo motivo, ficamos com medo de perder. Mas nós sabíamos que estávamos lá para nos divertir e foi assim que aconteceu”, expressou a jogadora.

Bruna Silva enalteceu a vontade de vencer da sua equipe e disse que a vitória foi inesperada. “Fomos apenas participar do campeonato, sem muita prática, mas com toda força e garra. Por isso, sermos campeãs foi inesperado. Fiquei feliz de representar nossa instituição”, finalizou a aluna.

Atletas do Câmpus Votuporanga

Equipe de Handebol

Equipe de tênis de mesa

           

registrado em:
Fim do conteúdo da página