Professor do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga apresenta trabalho em Encontro Científico na USP

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 13h24 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2017, 13h24 | Acessos: 1127

Pesquisa ocupa-se da relação entre novas tecnologias de armamentos e transformação acelerada de guerras

O Prof. Dr. Leandro José Clemente Gonçalves, docente da área de História do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, apresentou o trabalho “Um Mito Tecnológico à Prova da História: A Revolução em Assuntos Militares”, no II ERABED Sudeste - Encontro Regional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa.

O evento foi realizado, de 13 a 15 de setembro, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (USP), e teve como tema “A Defesa como Política Pública: Os Documentos de Defesa na Perspectiva da Comunidade Epistêmica”. O ERABED é uma iniciativa da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED), voltado para estudiosos de defesa nacional, segurança internacional e temas afins.

De acordo com o professor Leandro, o trabalho é uma crítica ao conceito de Revolução em Assuntos Militares (RMA - Revolution in MilitaryAffairs), criado nos Estados Unidos nos anos 1980. E explicou: “Com ele, busca-se refutar a ideia de que a transformação da guerra ocorre de maneira acelerada, ou revolucionária, simplesmente pela introdução de novas tecnologias de armamentos. Ademais, a introdução de novos armamentos, de tecnologia mais avançada, não implica na vitória do lado que detém tais armamentos”. E acrescentou: “A confiança cega, acrítica, dos militares americanos nas tecnologias de ponta os tem levado a desastres estratégicos como o Vietnã, o Iraque e o Afeganistão”.

A programação do encontro contou com mesas redondas, apresentação de trabalhos, minicursos e pôsteres de iniciação científica, além de lançamento de livros.