12 Alunos do câmpus realizarão a prova da 2ª fase da OBMEP

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 21h48 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 21h48 | Acessos: 1329

De acordo com os estudantes, felicidade, orgulho e medo são os sentimentos que marcam esta semana que antecede as provas

No próximo sábado, dia 16 de setembro, 12 alunos do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga farão a prova da segunda fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Dos 941.594 aprovados para a segunda fase, 37.875 são de escolas privadas e 903.719 são de públicas. Realizarão essa segunda fase da OBMEP os 5% mais bem colocados de cada colégio na primeira etapa.

Do Câmpus Votuporanga, classificaram-se os seguintes estudantes: Ana Carolina Silveira, Carlos Eduardo Peres Rocha, Gabriela Kaori Okehara, Gabriela Trevisan Wardeman, João Victor Pereira Jizuato, João Vitor Magre Carvalho, Junio César Moreira Materagia, Leonardo Belo Kisihara, Luis Felipe Moreira Afonso, Paulo Eduardo Jorge Candeu, Raissa Sabino Cunha e Vithoria Eduarda Vieira, todos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Para a aluna Ana Carolina Silveira, do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Mecatrônica, apesar do medo, é gratificante ter sido classificada, pois é uma oportunidade de passar pela experiência de realizar um exame fora da escola, como se fosse o ENEM ou outro vestibular. “Considero uma forma de me preparar para situações futuras, em que me depararei com outras provas”, contou.

Vithoria Eduarda Vieira, que também é estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Mecatrônica, afirmou que ficou surpresa quando viu que havia sido classificada para a segunda fase. “Esta é a segunda vez que me classifico. Minha mãe é professora de Matemática e sempre me apoiou a superar meus próprios limites. Fico feliz porque vejo que ela fica muito orgulhosa!”, explicou.

De acordo com a aluna Raíssa Sabino Cunha, do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, a olimpíada amplia os horizontes e a experiência adquirida é muito importante para o currículo. E afirmou: “Sempre gostei de participar de olimpíadas científicas, mas essa é a primeira vez que participo da OBMEP e fiquei muito feliz por ter sido classificada para a 2ª fase”.

Segundo o Prof. Me. Éder Flávio Prado, um dos professores de Matemática dos alunos, a olimpíada é um incentivo para os alunos, pois os prepara e os motiva para os estudos na área da matemática. “Os alunos do câmpus que foram classificados estão bem preparados e possuem condições de conseguir bons resultados finais”, avaliou.

Os estudantes classificados podem imprimir os cartões de confirmação e verificar os locais de prova no site www.obmep.org.br. A organização recomenda aos alunos que cheguem aos centros de aplicação com pelo menos 30 minutos de antecedência, portando documento original de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar), o cartão informativo da OBMEP, lápis e borracha.

Os vencedores serão anunciados em 22 de novembro no site da competição. As cerimônias de entrega dos prêmios da OBMEP ocorrerão em 2018, em data a ser definida. Professores, escolas e secretarias de Educação também concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho dos alunos na segunda fase http://www.obmep.org.br/regulamento.htm).

A OBMEP

Criada em 2005, a OBMEP é uma realização do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).