Comissão organizadora avalia a 1ª Semana de Física do Instituto Federal - Câmpus Votuporanga

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2017, 12h40 | Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2017, 12h44 | Acessos: 1056

Evento teve, em sua programação, palestras, minicursos e exposição de trabalhos científicos

Do dia 28 de agosto ao dia 1º de setembro, foi realizada a 1ª Semana da Física do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, evento idealizado por uma Comissão Organizadora composta por professores e alunos de graduação, com o intuito de complementar a formação acadêmica dos graduandos, discutir temas atuais de pesquisa e ensino de Física, além de divulgar as atividades realizadas no câmpus. A programação, gratuita e aberta à comunidade, contou com palestras, minicursos e exposição de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com o Prof. Me. Eduardo Rogério Gonçalves, coordenador do curso de Licenciatura em Física do câmpus Votuporanga e membro da Comissão Organizadora, a Semana da Física teve um caráter formativo de grande relevância para os alunos e para a comunidade externa. “O minicurso de GeoGebra apresentou ao aluno ferramentas matemáticas que poderão ser de extrema utilidade no decorrer do período formativo. O minicurso de Observação Astronômica despertou o interesse pela Astronomia e pela Astrofísica. As palestras foram de grande importância para auxiliar os alunos a perceberem a Física como uma ciência inacabada, motivo pelo qual, a cada momento,deparamo-nos com novas contribuições, tanto na área de Física básica quanto na área de Ensino de Física, levando em consideração aspectos como acessibilidade e respeito às diferenças”. E o coordenador avaliou: “O evento foi um sucesso, com o envolvimento de alunos de todos os cursos do câmpus, além da comunidade externa. Os estudantes participaram ativamente da Semana nos minicursos, nas palestras e na apresentação de seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. Tiveram a oportunidade de discutir temas atuais da pesquisa em Física e seu ensino, além de criar uma proximidade maior com pesquisadores de outras instituições, na perspectiva de trabalhos e colaborações futuras”.

No balanço feito pelo Prof. Esp. Mateus Eduardo Boccardo, membro da Comissão Organizadora, “A Semana de Física foi muito boa, pois os alunos tiveram contato, nas palestras, com assuntos que não fazem parte, diretamente, da matriz curricular, como Astronomia, mas que desperta o interesse deles. Para a próxima, esperamos uma programação com ainda mais minicursos e mais palestrantes”, contou.

Amanda Solér Bolleis, aluna do 4º período de Física e membro da Comissão Organizadora, destacou a excelente qualidade das palestras, em especial a do Prof. Dr. Claúdio L. Carvalho e da Profa. Dra. Lizete M. O. de Carvalho. E avaliou: “A realização de um evento é bastante complicada e só foi possível graças à união de alunos e professores com o mesmo intuito de realizar uma excelente semana do curso de Física para o nosso câmpus. Gostei muito de fazer parte da organização e acredito que valeu a pena o nosso esforço”. Ainda segundo Amanda, a Semana da Física acabou sendo um evento que deu bastante certo. “Já verificamos alguns aspectos a serem melhorados para a Semana da Física do próximo ano, mas, de maneira geral, o evento superou nossas melhores expectativas!”, complementou.

Outro aluno que compôs a Comissão Organizadora, Leonan Augusto Massete Perá, do 2º período do Curso de Física, o evento divulgou o curso de Licenciatura em Física do IFSP, além de contribuir para a formação dos alunos, quer seja em relação à docência, quer em relação a despertar o interesse pela área científica. “A participação discente foi de extrema importância para que o evento fosse realmente uma troca de conhecimentos: os alunos mostraram interesse pela programação e puderam interagir bastante com os profissionais convidados”, finalizou.