Biblioteca promove evento de "Moda de Viola e as influências no sertanejo raiz"

Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2017, 16h57 | Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2017, 16h57 | Acessos: 1222

No último dia 31 de agosto, às 12h, a Biblioteca do IFSP Câmpus Votuporanga recebeu os músicos e interpretes Prof. Thito (professor de viola caipira, violão e acordeón), seu neto, o jovem sanfoneiro de 12 anos, Juan Avelino de Souza e o aluno do curso de graduação em Engenharia Civil,  Luciano José Santos Júnior.

As músicas tocadas e cantadas em coro pela platéia reunida foram: “Tristeza do Zeca”, gravada em 1925; “Cabocla Tereza”, da década de 30; as conhecidas músicas “Índia”, “Colcha de Retalhos”, “Chalana”, “Chora Viola”, “Pagode do Ala”, “Pagode em Brasília”, “A vaca já foi pro brejo”, todas da década de 50; dos anos 60 foram “Saudade de Minha Terra”, “Meu Reino encantado”, “Mercedita”. Para os anos 70 e 80, “Estrada da vida” e “Sonhei com você”, fechando com as da década de 80 e 90 “Fio de cabelo” e “Evidências”.

Além de trechos e músicas completas, o trio interpretou Tião Carreiro e Pardinho, com uma bem tocada Pot-pourri de Viola, levando os presentes a aplausos estrondosos.

Foram abordadas as característica das músicas de cada época e sua origem, como os aspectos históricos do sertanejo raiz, partindo da década de 30 até os anos 90.

A Biblioteca contou com a presença de alunos dos cursos técnicos integrados, alunos dos cursos superiores, servidores e comunidade que compareceram para prestigiar o momento cultural.

A apresentação faz parte do Projeto de Extensão “Biblioteca Viva: leitura, cinema e música”, sob coordenação da Bibliotecária-Documentalista Daniele Spadotto Sperandio. O projeto tem por objetivo incentivar além da leitura e gosto por filmes, a apresentação de músicas, dança e teatro.

Todos estão convidados a participarem com apresentações de até uma hora, que devem ocorrer dentro do espaço da Biblioteca. Os interessados podem entrar em contato para outras informações.