Cultura Afro-brasileira é tema de oficinas de arte oferecidas no Instituto Federal de Votuporanga

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2017, 20h44 | Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2017, 20h51 | Acessos: 1387

Aulas terão início no próximo dia 13 de setembro

A Profa. Ma. Amanda de Sousa, professora de Artes do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, teve um projeto de Extensão aprovado no Edital da Pró-Reitoria de Extensão. Para o desenvolvimento, o curso prevê a participação direta de um aluno bolsista, o qual será selecionado por meio de processo seletivo.

O projeto “Bonecas e Lendas Afro-brasileiras” é vinculado ao NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas”, uma vez que se fundamenta na cultura negra e em questões étnico-raciais. Serão oficinas práticas de produção de bonecas tendo como base as lendas afro-brasileiras.

“Temos uma carência muito grande de brinquedos infantis e histórias que traduzam a cultura de matrizes africanas. Nas escolas, geralmente, os professores trabalham apenas com o livro “Menina bonita do laço de fita”, mas há outros que tratam do tema de maneira mais aprofundada, já que retratam a cultura. É o caso do livro “As tranças de Bitou”, cuja história aborda a vivência de uma criança africana que sonha em ter tranças compridas e não os tradicionais birotes, e da obra “Minhas contas”, que conta a história de um menino que tinha um grande amigo, mas que a família deste último não aceitava a amizade de ambos porque ele era do Candomblé”, explicou a Profa. Amanda.

E a Profa. Amanda completou: “Parto também de uma animação que conta a história da criação do mundo segundo as lendas dos Orixás. No projeto, a boneca é o símbolo do imaginário infantil e percebo muita carência nesse contexto, pois muitos professores, ainda consideram esse tema um tabu em sala de aula, motivo pelo qual essas discussões são importantes”.

O projeto será desenvolvido em aulas teóricas e práticas e o público-alvo são alunos e comunidade externa. A Profa. Amanda reforçou o convite aos professores de Arte da cidade e região: “Penso que é muito importante que os professores de Arte se atentem para o tema em sua prática docente e o projeto poderá contribuir demonstrando caminhos e possibilidades de tratar o assunto nas aulas para crianças e adolescentes”.

O curso terá início no dia 13 de setembro e as aulas serão no Câmpus do Instituto Federal em Votuporanga, em horários a serem divulgados no site em breve. As inscrições poderão ser feitas de 06 a 12 no site do Instituto Federal.