5 alunos do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga recebem Menção Honrosa pela sua participação na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2017, 20h37 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2017, 13h02 | Acessos: 1306

Cerimônia de premiação ocorrerá, no dia 17 de agosto, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” em Votuporanga

Depois de participar, em 2016, da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, os alunos Gabriela Kaori Ikehara e Junio Cesar Moreira Materagia do Técnico Integrado em Edificações, João Lucas Passos Motta, do Técnico Integrado em Informática, e Leonardo Belo Kisihara e Paulo Eduardo Jorge Candeu, do Técnico Integrado em Mecatrônica, receberão, no próximo dia 17 de agosto, Menção Honrosa pelo seu desempenho na Olimpíada.

A 12ª edição da OBMEP foi realizada em 2 fases: 07 de junho e 10 de setembro de 2016. Os participantes das escolas públicas municipais, estaduais e federais foram divididos em 3 níveis: 6º e 7º anos; 8º e 9º anos e Ensino Médio. Os alunos do Instituto Federal receberão a menção honrosa por sua participação na categoria Ensino Médio, quando estavam ainda no 1º ano (em 2016).

A Olimpíada objetiva estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Para a professora de Matemática dos alunos premiados do Instituto Federal, Profa. Ma. Elen Cristina Mazucchi, a OBMEP está conseguindo atingir os seus objetivos: “Acredito que os alunos premiados, ou até mesmo aqueles que só foram classificados para a segunda fase da competição, se sentem mais confiantes, estimulados a estudar mais e isso, com certeza, causa impactos positivos em seu desempenho no componente curricular”, avaliou a professora Elen. E acrescentou: “Em 2016, o câmpus Votuporanga teve sua primeira participação na competição e eu fiquei muito feliz e satisfeita com os resultados. Todos os nossos alunos classificados para a segunda fase obtiveram menção honrosa. A expectativa é de melhorar os resultados a cada edição”.

Para o aluno Leonardo Belo Kisihara, obter a menção honrosa na OBMEP foi uma experiência muito positiva: “fico ainda mais estimulado a estudar para a próxima Olimpíada. Além disso, penso que é uma preparação para outras provas, como Enem e Vestibulares”.

De acordo com o aluno Paulo Eduardo Jorge Candeu, representar a escola é uma grande responsabilidade. “Era uma prova nacional, realizada por alunos de todo o país, o que confere maior importância ainda. Gostei muito de participar”, complementou Leonardo.

A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 17 de agosto, às 19h30, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, em Votuporanga-SP, em cerimônia presidida pelo Dirigente Regional de Ensino de Votuporanga, José Aparecido Duran Netto, e pela Coordenadora Regional da OBMEP, Prof.ª Dr.ª Aparecida Francisco da Silva.