Semana da Física: inscreva-se!

Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2019, 14h50 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 17h10 | Acessos: 2649
Trabalhos serão apresentados nesta quarta, 28/08
imagem sem descrição.

A semana acadêmica do curso de Licenciatura em Física do Câmpus Votuporanga acontece entre os dias 26 e 30 de agosto. Nesta terceira edição, o conjunto de palestras multitemáticas se somam aos esforços para reunir os professores de física da região para um roda de conversa, cujo objetivo é fomentar um espaço para troca de vivências e experiências entre os profissionais.

O evento é construído por Comissão Organizadora e viabilizado por Chamada Pública.

As inscrições são gratuitas e abertas a comunidade em geral, com emissão de certificados para os participantes que desejem somar carga-horária de Atividades Complementares para cursos de graduação.

Nesta edição, uma das novidades é o Edital para Submissão de Trabalhos Científicos nas modalidades pôster e comunicação oral, com prazo de envio até 16 agosto neste endereço: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Inscreva-se clicando aqui!

Confira a programação:

Minicurso de "LaTeX" – Turma 1

Profª Me. Cristiane Paschoali de Oliveira Vidovix

Laboratório

Abertura oficial

Anfiteatro

Palestra "Física na Biologia Fundamental: Entendendo a Vida"

Prof. Dr. Elso Drigo Filho

Minicurso de "LaTeX" – Turma 2

Prof. Me. Cristiane Paschoali de Oliveira Vidovix

Laboratório

Palestra "Mulheres nas Ciências e na Tecnologia: Por que precisamos pensar sobre isso?"

Profª Drª Monica Abrantes Galindo de Oliveira

Anfiteatro

Palestra "Perícia Criminal e o papel do Físico na área forense"

Dr. Fabrício Ramos Silva

Minicurso de "Oratória"

Profª Drª Nínive Daniela Guimarães Pignatari

Local a definir

Roda de Conversa com os professores de Física da região de Votuporanga

Apresentação de trabalhos acadêmicos

Horário

Ação "Estude Física aqui" com os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

Anfiteatro

Palestra "Buracos Negros: uma análise toxonômica-historiográfica"

Prof. Dr. Alexandre Cesar Dourado Neves

Anfiteatro

Palestra "A contribuição da Astronomia para o desenvolvimento científico da humanidade"

Prof. Me. Deidimar Alves Brissi

Horário

CineDebate sobre o filme "Históricas Cruzadas" (2012)

O filme se passa no estado do Mississipi (EUA) dos anos 1960 e narra os conflitos gerado, em uma pequena cidade chamada Jackson, quando uma escritora branca resolve entrevistar empregadas domésticas negras divulgando suas histórias.

O contexto em que é narrada a história remete a luta pelos direitos civis, focalizando o drama vivido pelas empregadas domésticas negras. O filme traz com leveza e simplicidade o lado feminino da luta pela igualdade.

O cine debate prospecta, a partir da visão mais intimista da película, discutir a questão do direito a igualdade por meio da reflexão sobre as consequências cotidianas da desigualdade.