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Perguntas e Respostas

Publicado: Quarta, 29 de Março de 2017, 20h00 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 19h14 | Acessos: 2241

BIBLIOTECA VIRTUAL DA PEARSON

Como faço para acessar os títulos disponíveis na biblioteca da Person?

Faça login na página da pesquisa no acervo (Pergamum). Em seguida, realize a busca com o título, autor ou assunto desejado. Os livros da BV estão identificados como “online” e possuem um cadeado. Clique sobre o cadeado e dê permissão para abrir janela Pop Up em seu navegador. Abrirá uma nova tela com o livro. Saiba como utilizar os recursos da BVP que permite salvar conteúdos e fazer anotações. Lembrando, não é possível baixar o livro apenas consultá-lo, fazer anotações e salvá-lo em seus favoritos.

 

Como faço para acessar a Biblioteca Virtual da Pearson através do aplicativo?

Faça o login no SUAP e clique no link Biblioteca Virtual da Pearson. Depois de acessar a BV, clique em Minha Conta, preencha as informações solicitadas, crie uma senha e clique em atualizar. Baixe o aplicativo da Biblioteca Virtual da Pearson na Play Store e realize o acesso informando os dados já cadastrados em “Minha conta”.

CADASTRO

Nunca peguei livro na biblioteca, como faço?

Se você for aluno do integrado, concomitante/subsequente e superior você deve entrar no SUAP e clicar em <primeiro acesso> antes de colocar o número do prontuário inserir “VP” e o CPF digitar a capctha e seguir as instruções para redefinir a senha. Após este procedimento, consulte a biblioteca para verificar se as informações foram atualizadas no sistema Pergamum.

 

Como faço para atualizar meu e-mail?

Para atualizar o e-mail você deve se dirigir à secretaria e solicitar inclusão/alteração do e-mail em seu cadastro. Recomendamos que este seja de uso pessoal.

EMPRÉSTIMO

Quantos livros posso retirar?

Você pode retirar até 5 livros.

Por quanto tempo posso ficar com os livros?

Por 7 dias corridos.

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS

Caso o livro que precise não estiver disponível na biblioteca, posso pedir para outra unidade?

Sim. Essa solicitação deve ser feita diretamente no balcão de atendimento. O servidor verificará a disponibilidade da obra no Campus que possui o material e informará se há viabilidade para realizar o empréstimo.

PENALIDADES

Se devolver o livro com atraso, que acontece?

É calculado automaticamente 2 (dois) dias de suspensão para cada dia e obra em atraso.

Não cumpri os prazos de empréstimo da Biblioteca e estou suspenso para realizar novos empréstimos e renovações por um longo período. Há algo que eu possa fazer para a retirada da suspensão?

O aluno poderá optar pela penalidade alternativa. A penalidade alternativa foi instituída para possibilitar aos usuários suspensos por longos períodos, a troca do período de suspensão pela doação de material bibliográfico ou multimídia de acordo com a lista de interesse da Biblioteca.

Se o livro for extraviado, que acontece?

Você deverá repor o material extraviado e comunicar imediatamente a biblioteca para as devidas providências.

RENOVAÇÃO

Posso renovar os materiais caso precise ficar mais tempo com eles?

Você pode renovar até 3 vezes, desde que a obra emprestada não possua reserva. Caso a obra possua reserva, o sistema informará que a renovação foi cancelada. Nesse caso, precisará devolver o livro.

Como faço renovação?

Você pode renovar os livros online pelo sistema Pergamum. Caso queira, renovar no balcão de atendimento deverá estar em posse dos livros.

 

Se eu esquecer de devolver e/ou renovar o livro no prazo, o que acontece?

Você ficará suspenso por 2 dias por cada material. Por exemplo, se você estiver com 5 livros em atraso ficará 10 dias corridos de suspensão. Se tiver outros, em seu poder não poderá renová-los até que tenha dado o prazo.

RESERVA

Caso os livros que preciso estiverem emprestados, como devo proceder?

Você poderá fazer a reserva do material. Para tanto, precisará realizar uma pesquisa no acervo, selecionar a unidade de informação “Votuporanga” e clicar em <pesquisar>. Ao encontrar o material desejado, clique em “exemplares” para verificar se há exemplar disponível e quando é a data de devolução mais próxima. Em seguida, clique em “Reserva” informe os dados, se houver, selecionar volume e clique em <confirmar>, em seguida aparecerá a mensagem que a reserva foi concluída. Quando o material for devolvido, um e-mail será enviado automaticamente informando a disponibilidade e prazo para o empréstimo do material.

Reservei um livro, mas não preciso mais. O que faço?

Acesse o <Meu Pergamum>. Na tela inicial clique em <Títulos Reservado>. Verifique a lista de títulos reservados e clique em cancelar sobre o item desejado. Você também pode solicitar o cancelamento da reserva no balcão de atendimento da Biblioteca.

NORMAS ABNT

Como faço para acessar as normas da ABNT?

Entre na tela de pesquisa no acervo (Pergamum) e faça o login. Realize a busca da norma e clique na aba “ pesquisa Target GEDweb”. Dentre os resultados, clique no ícone do cadeado e permita o Pop UP da Target GEDweb. Uma nova tela abrirá com a norma, que pode ser visualizada a cada 20 páginas.

É possível acessar as normas da ABNT de casa?

As normas da ABNT estão disponíveis para acessar 24 horas por dia, 7 dias da semana, de qualquer local, desde que efetue login na página do Pergamum.

Como faço para obter o PDF das normas da ABNT?

Você precisa entrar em contato pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para solicitar o PDF da norma e justificar sua necessidade.

DEPÓSITO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), DISSERTAÇÃO E TESE

Sou servidor, retornei de afastamento para qualificação e preciso entregar uma cópia da minha dissertação ou tese para a Biblioteca. Como devo proceder?

Os servidores que retornarem do afastamento para qualificação poderão entregar à Biblioteca a versão da dissertação ou tese apenas em formato digital, juntamente com o Termo de Autorização de Divulgação assinado disponível na página institucional da Biblioteca.

Concluí meu trabalho de conclusão de curso e devo solicitar a elaboração da ficha catalográfica à Biblioteca do meu câmpus. Como devo proceder?

A elaboração de ficha catalográfica deve ser solicitada à Biblioteca através do sistema Pergamum. O aluno deve realizar login em “Meu Pergamum”, clicar em “Solicitações”, depois em Ficha “Catalográfica”, preencher todas as informações solicitadas e clicar em “Gravar”. O prazo para elaboração da ficha catalográfica é de até 7 dias.

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

Como realizo o acesso ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos da CAPES?

Todos os servidores e alunos têm acesso ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos da CAPES por meio de nome de usuário e senha. Acesse o endereço http://www.periodicos.capes.gov.br/ e clique em ACESSO CAFE, disponível no canto superior direito da tela. Será necessário informar sua instituição em seguida, prontuário e senha (senha do e-mail institucional no caso de servidores e senha do SUAP/Aurora no caso de alunos). Vale lembrar que o acesso pode ser realizado de qualquer localidade.

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