O dimensionamento de peças estruturais em madeira envolve uma rotina, por vezes complexa de cálculo, principalmente por depender de uma série de fatores. A determinação da resistência de cálculo atuante, por exemplo, depende de fatores específicos do material madeira, entre eles a classe de umidade, classe de carregamento e o tipo de vegetal ao qual foi extraída a madeira.
Além disso, a verificação quanto aos Estados limites Último e de Serviço pode se tornar extensa dependendo do dimensionamento analisado, dificultando o cálculo manual.
Com o propósito de facilitar as verificações em peças de madeira, segundo a norma NBR 7190/1997, foi desenvolvido, este site para dimensionamento otimizando os cálculos para alunos ou profissionais da área.
O programa determina que o usuário entre com os dados nas unidades pré-fixadas, sendo elas: (cm) para comprimento, (cm²) para área, (kN) para forças, (kN.cm) para momentos fletores.
O site funciona por meio de abas em um menu principal, que possui como opções:
“Geometria da Peça”-> Local onde o usuário informa as dimensões da peça utilizada;
“Resistências de Cálculo”-> Local onde se determina as resistências de cálculo da madeira, mediante as suas variações;
“Dimensionamento à Tração”-> Local que se realiza as verificações de Estado Limite Último e de Serviço em uma peça unicamente submetida à esforço axial de tração;
“Dimensionamento à Compressão” -> Local que se realiza as verificações de Estado Limite Último e de Serviço em uma peça unicamente submetida à esforço axial de compressão;
“Dimensionamento à Flexão Simples” -> Local que se realiza as verificações de Estado Limite Último e de Serviço em uma peça submetida à esforço de momento fletor e cortante.
“Dimensionamento à Flexo-tração” -> Local que se realiza as verificações de Estado Limite Último e de Serviço em uma peça submetida à esforço de momento fletor, cortante e tração.
“Dimensionamento à Flexo-compressão” -> Local que se realiza as verificações de Estado Limite Último e de Serviço em uma peça submetida à esforço de momento fletor, cortante e compressão.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-7190/1997, Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Projeto de Estruturas de Madeira. NBR-
7190:1997. Rio de Janeiro: ABNT, 1997. 107p
SZÜCS, Carlos Alberto, et. al. Estruturas de madeira. Notas de aula. Florianópolis:
Universidade Federal de Santa Catarina – Departamento de Engenharia Civil, 2015.
219p