Aproveitamento de Estudos

Publicado: Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 20h20 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 13h09 | Acessos: 635

Aproveitamento de Estudos é o ato de dispensar disciplinas equivalentes a outras que o estudante já tenha cursado em curso anterior, desde que os cursos sejam do mesmo nível de ensino. O período de solicitação está previsto no Calendário Acadêmico.

O Extraordinário Aproveitamento de Estudos é o instrumento previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), pelo qual o estudante comprova, por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, que possui conhecimentos, habilidades e competências específicos da área de conhecimento do componente curricular do Curso de Graduação.

O Reconhecimento de Saberes e Competências Profissionais é o instrumento previsto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), por meio do qual a instituição de ensino realiza o reconhecimento dos saberes, habilidades e competências requeridos pelo perfil profissional de conclusão do curso e para o exercício das atividades laborais, que o estudante regularmente matriculado em seus cursos de educação profissional comprova, por meio de instrumentos de avaliação, aplicados por banca examinadora.

Procedimento:

• Abrir um requerimento on-line de "Aproveitamento de Estudos", "Extraordinário Aproveitamento de Estudos" ou "Reconhecimento de Saberes e Competências Profissionais" via SUAP;
  • Anexar Requerimento próprio preenchido e assinado (Clique aqui);
  • Anexar Estrutura Curricular do Curso de origem;
  • Anexar Histórico Escolar contendo o nome do curso e das disciplinas, com especificação do período em que foram cursadas, porcentagens de frequência, carga horária e a nota ou conceito final;
  • Conteúdo programático, ou plano de ensino (autenticado de forma manual ou eletrônica) das disciplinas cursadas com aproveitamento, que sejam equivalentes à disciplina pleiteada, com a carga horária e a bibliografia utilizada.
  • Anexar outros documentos que comprovem experiência na área.

Regulamentação:

Tutorial:

1) Fazer login por meio do endereço https://suap.ifsp.edu.br:

2) No menu clique em "ENSINO", e em "Dados do Aluno":

3) Clique na aba "Requerimentos". Depois clique no botão "Adicionar Requerimento":

4) Depois clique em "Assuntos diversos":

5) Escolha no "tipo do requerimento" e clique no botão "Salvar":

6) Anexe os documentos solicitados para esse procedimento de acordo com a Organização Didática.

7) Pronto! O requerimento foi criado. Agora a Coordenadoria de Registros Acadêmicos vai analisar e responder.

Observação: As imagens acima são do SUAP acessado por um computador.

Em caso de dúvidas entrar em contato: