Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Egresso é destaque como engenheiro na área de Segurança Pública

Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 01h10 | Última atualização em Terça, 14 de Julho de 2020, 19h47 | Acessos: 886

 

Roberto Costa da Silva é da primeira turma de Engenharia Civil do Câmpus Votuporanga (2014)


 

Em 2011, já servidor da polícia militar, Roberto Costa da Silva participou do projeto e da construção da própria casa, onde reside até hoje. Naquele ano, o Câmpus Votuporanga iniciava suas atividades e a graduação em Engenharia Civil era apenas uma vontade. Incentivado por um amigo professor do IFSP, estudou com afinco e participou do Enem 2013, que lhe permitiu ingressar na primeira turma do curso de Engenharia Civil desta unidade.

 

Durante cinco anos, Roberto acumulou boas notas e um ótimo desempenho acadêmico, mas também muitas horas de privação de sono, conciliando plantões na polícia militar rodoviária do Estado de São Paulo e as atividades discentes no IFSP, sem nunca ter ficado em dependência de disciplina do curso. Além disso, sempre colaborou com o Câmpus Votuporanga na busca por empresas que firmassem termo de convênio para oferta de estágios.

 

Desde outubro de 2019, o agora egresso desempenha suas funções na divisão de Gestão de Contratos e Fiscalização de Engenharia do Centro Integrado de Apoio Patrimonial (CIAP) da Secretaria de Segurança Pública, atuando em reformas e construções de centro de operações, hospitais, bases de polícia rodoviária, presídios e cemitérios, além da restauração de quartéis históricos. O egresso conta que assumiu mais de 20 contratos já em sua primeira semana de trabalho.

 

Obra do Centro de Operações da Polícia Militar em Ribeirão Preto-SP


 

"Descobri a CIAP quando eu estava no último ano de graduação. E fiz o máximo de esforço para ocupar o atual posto", revela. Atualmente, a principal obra fiscalizada por Roberto é a de construção do centro de operações de Ribeirão Preto, cujo contrato é de aproximadamente 15 milhões de reais, com uma área a ser construída de 4.025m².

 

Em abril de 2020, Roberto recebeu medalhão do mérito e diploma em reconhecimento aos serviços prestados ao Sistema de Apoio ao Patrimônio Imóvel da Política Militar do Estado de São Paulo. Foi escolhido, também, o policial do mês de março do CIAP. "Graças à formação que recebi no IFSP, hoje alcancei mais um degrau em minha carreira", crava.

 

 Atualmente, Roberto gere 8 obras


Para atuar na centro integrado, o egresso conta que participou de processo seletivo da corporação, com análise de currículo, entrevista e investigação social. O desempenho das atividades de gestão e fiscalização exigem formação acadêmica e CREA ativo, sendo fiscalizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

 

Em 2019, o curso de Engenharia Civil do Câmpus Votuporanga do IFSP foi avaliado pelo MEC com nota máxima.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página