Programa de Formação de Educadores contempla curso de Licenciatura em Física

Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 19h28 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 13h20 | Acessos: 1082
Reunião inaugural entre PROFE e Pibid
imagem sem descrição.

Ação do PROFE auxiliará estudantes com o Enem

No dia 16 de setembro, o reitor do IFSP, professor Eduardo Antônio Modena, assinou a Portaria 3.492/2019, instituindo o Programa de Formação de Educadores, o PROFE, ação institucional que tem por objetivo incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica, em apoio direto às licenciaturas oferecidas no IFSP, contribuindo para elevar a qualidade do ensino em escolas públicas.

No câmpus Votuporanga, o PROFE se soma ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para aprofundar as ações didático-pedagógicas em andamento desde agosto de 2018 na E.E. Enny Tereza Longo Fracaro, localizada no Bairro Pozzobon, próxima ao câmpus.

A reunião inaugural do PROFE ocorreu no dia 16 de outubro, no bloco G, conduzida pelas professoras Anna Isabel Nassar Bautista Saraiva e Marina da Silva Margiotti Machado, que apresentaram as 4 discentes selecionadas como bolsistas. Evelyn Rayani Dias de Araújo já atuava como voluntária no Pibid e agora faz parte da equipe que executará atividades do PROFE até dezembro deste ano.

A professora Daniela Renata Reis Gato, que leciona na escola estadual em que se desenvolve a ação, avalia como positivo o trabalho desenvolvido até aqui por estudantes do curso de Licenciatura em Física via Pibid, na medida em que aprofundou a relação entre teoria e prática e, consequentemente, ensejou melhora no processo de ensino-aprendizagem. "Considero, também, uma aprendizagem valiosa a interação e supervisão dos pibidianos, sendo um crescimento mútuo, tanto profissional quanto pessoal", conclui.

Ações planejadas

As atividades planejadas pelo curso de Licenciatura em Física na E.E. Enny Tereza Longo Fracaro mesclam atividades lúdicas e experimentos científicos, além da oferta de um aulão específico para o segundo dia de prova do Enem.

Confira a tabela:

Cine Pibid/PROFE 25/10 Aborda conceitos de Física por meio do cinema
Aulão para o Enem 08/11 Resolução de exercícios e plantão de dúvidas com estudantes do Ensino Médio
Aplicação de jogos com conteúdo de Física 13/11 Atividade lúdica em sala durante a aula da disciplina de Física
2ª Feira do Intervalo data a definir Instalação pedagógica constituída por experimentos que visam a despertar o interesse dos estudantes pelas Ciências Exatas
Mural interativo data a definir Instalação pedagógica para interação sobre conceitos de Física
Programa de Formação de Educadores (PROFE) - clique aqui para mais informações