Curso de Licenciatura em Física é destaque no 6º CIENP

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 21h06 | Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 14h12 | Acessos: 1948
imagem sem descrição.

O curso de Licenciatura em Física do câmpus Votuporanga foi destaque na sexta edição do Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista (CIENP), evento que reuniu mais de 2.000 educadores entre os dias 17 e 19 de julho em Votuporanga e teve palestra de abertura com o professor e filósofo Leandro Karnal.

No total, o evento contabilizou 55 trabalhos submetidos e aprovados, entre pôsteres (19) e comunicações orais (36), para apresentações na tarde do terceiro dia de congresso, sendo 16 deles de professores e estudantes do câmpus Votuporanga do IFSP. O curso de Licenciatura em Física foi responsável por 12 trabalhos.

O coordenador do curso, Prof. Me. Eduardo Gonçalves, destaca a concentração de pesquisas na área de Ensino de Física. "Consequentemente a oportunidade de participar de eventos científicos é de extrema importância para o enriquecimento da formação, valendo como incentivo e contato com outros pesquisadores e com toda comunidade acadêmica e profissional", analisa.

Confira os pôsteres apresentados

Abordagem experimental em tópicos de Termodinâmica e Termologia: repensando estratégias de Ensino e Aprendizagem

Bruno Garofalo, do terceiro ano de Física

Caixa de experimentos de baixo custo para o ensino de Eletromagnetismo

Eduardo Saraiva, do terceiro ano de Física

Confecção de caixa itinerante para o ensino de Física na área de Mecânica

Arthur Candido e Emanuel Lemes, do terceiro e segundo ano de Física, respectivamente

Montagem de caixa itinerante para o ensino de Física: estratégias de ensino e aprendizagem de oscilações e ondas

Lorenzo Bogetti, do segundo ano de Física

Atividades experimentais de óptica para alunos do Ensino Médio

Evelyn de Araujo, do terceiro ano de Física

Análise da correlação existente entre a escolha de um curso superior e os dados do perfil de um aluno: um estudo via machine learning

Prof. Dr. Cecílio Rodas, que leciona nos cursos de Informática e ADS

Atuação do Pibid

Professora Anna isabel (3ª a partir da esquerda) com a Comissão Organizadora do CIENP

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), coordenado no câmpus pelas professoras Drª Anna Isabel Nassar Bautista Saraiva e Ma. Marina da Silva Margiotti Machado, atua na Escola Estadual Enny Tereza Longo Fracaro. "Um dos objetivos do Pibid é a divulgação da ciência, a autonomia de pensamento e a reflexão sobre a prática pedagógica", esclarecem as professoras.

O Pibid se articula institucionalmente com o Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (PIVICT) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do IFSP (PIBIFSP).

CIENP

O CIENP é organizado pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista (ADE Noroeste Paulista), Associação de Municípios da Araraquarense (AMA), Câmpus Votuporanga do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV).

O evento proporciona um momento de formação e troca de experiências profissionais e acadêmicas a professores da educação básica e superior de 64 municípios da região noroeste do estado de São Paulo.