Estudantes encenam as obras O Auto da Compadecida e O Bem Amado

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 18h18 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 18h19 | Acessos: 1797
Compadecida em ilustração de Dantas Suassuna, filho do autor

No dia 2 de julho, a partir das 9h, no anfiteatro do câmpus, estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos em Edificações e Mecatrônica integrados ao Ensino Médio encenam as obras literárias O Auto da Compadecida e o Bem Amado, respectivamente.

Os espetáculos teatrais dos terceiros dos cursos técnicos são ação conjunta de professores de língua portuguesa visando a utilizar as artes cênicas como instrumento de aprendizado do conteúdo curricular. As apresentações tiveram início no dia 19 de junho, com a encenação da obra Morte e Vida Severina pela turma do curso de Técnico em Informática.

A Prof. M.ª Maria Cristina Lalo, responsável pelos espetáculos do próximo dia 2 de julho, conta que o projeto teve início em 2017, com grande envolvimento e participação dos estudantes. “É muito importante para o processo de ensino-aprendizagem que os estudantes tenham acesso a diferentes gêneros literários. O teatro é um gênero que, além de propiciar a aprendizagem da obra literária, desenvolve a expressão, a cultura e a socialização dos estudantes, habilidades essenciais”, comenta a professora.

Os espetáculos terão a presença de todas as turmas de Ensino Médio e são abertos ao público em geral, dentro da capacidade de público do Anfiteatro do câmpus.

O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna - 9h

O Auto da Compadecida traz como pano de fundo o sertão nordestino, com forte tradição popular e humor. Apresenta personagens que lutam pela sobrevivência usando a esperteza em um meio adverso. Fome, seca, pobreza. E sob opressão de coronéis, autoridades religiosas e cangaceiros.

O Bem Amado de Dias Gomes – 10h30

O Bem Amado traça um retrato da política brasileira e, com muito humor e personagens caricaturais, faz uma crítica social ao sistema. Há desvio de dinheiro e uso da máquina pública para defender interesses dos políticos.