Delegação do Câmpus Votuporanga participa de Exposição Nacional de Tecnologias 3D

Publicado: Quarta, 08 de Maio de 2019, 15h02 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 14h19 | Acessos: 1782
imagem sem descrição.

A 4ª Expo 3DBr 2019, maior encontro nacional do segmento de impressão 3D, reuniu mais de 60 empresas de todo país no dia 27 de abril, na cidade de Hortolândia-SP. O evento, que neste ano teve como tema a Educação 4.0, contou com a presença dos professores Dr. Cleiton Lázaro Fazolo de Assis, Dr. Guilherme Rosati Mecelis, Dr. Osvandre Alves Martins e Me. Ricardo César de Carvalho, a convite de uma das empresas participantes.

O contato inicial ocorreu por conta dos resultados de trabalho publicado no 23º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECIMAT) e na revista Plástico Industrial, de circulação nacional e referência para o segmento de manufatura em plástico.

A respeito da tecnologia de impressão 3D, o Prof. Me. Ricardo de Carvalho explana que há alguns anos atrás, quando a tecnologia estava se popularizando, uma grande quantidade de hobbistas, conhecidos como makers, começaram a desenvolver protótipos de impressoras e a disponibilizá-los na internet. Utilizando tecnologias de hardware livre, como o Arduino, acabaram estimulando a criação de inúmeros projetos de baixo custo, onde muitas pessoas com algum conhecimento de mecânica e eletrônica puderam construir seus próprios equipamentos, como o próprio professor já fez. “Hoje, há muitas empresas entrando nesse mercado e estimulando profissionais a pensarem formas de utilizar esta tecnologia. O Câmpus Votuporanga do IFSP, por meio do LCAA (Laboratório de Computação Aplicada à Automação), estimula os alunos a conhecer a tecnologia e aplicá-la aos seus projetos”, complementa.

O elo Instituto Federal e setor produtivo

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 do IFSP, aprovado recentemente, prevê o desafio institucional de fortalecimento da imagem da instituição, estabelecendo 3 (três) indicadores de desempenho, entre eles a evolução da quantidade de parcerias com o Setor Produtivo e Arranjos Sociais.

Nesse sentido, o professor Cleiton de Assis reforça a importância das parcerias entre as empresas e os institutos federais. “O desenvolvimento científico e tecnológico depende da cooperação entre instituições públicas e privadas, visando pesquisas que atendam às necessidades da sociedade e possibilitem a formação de profissionais preparados para os novos desafios do mercado de trabalho”, defende.

A Expo3DBR

De acordo com a organização, o Expo3DBr foi criada em 2016 para ser o maior evento de divulgação da tecnologia de impressão 3D do Brasil. Desenvolvida para ter um ambiente de encantamento e divulgação da tecnologia com fabricantes brasileiros de impressoras 3D e filamentos, principal insumo das impressoras 3D, os cases de sucesso e as palestras são as principais atrações, na análise da delegação do Câmpus Votuporanga.