Estudantes do Curso Técnico em Mecânica apresentam projetos desenvolvidos durante o semestre

Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 19h32 | Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2020, 16h48 | Acessos: 1197

Os projetos foram descritos em artigos científicos.

No dia 06 de dezembro, os alunos do 4º Módulo do Curso Técnico em Mecânica do Instituto Federal - Câmpus Votuporanga apresentaram os projetos desenvolvidos.

De acordo com o Prof. Me. Ed Wilson Perussini Viana, responsável pela disciplina Projeto de Máquinas, além de cada projeto físico, os estudantes desenvolveram artigos científicos.

Para o Prof. Ed, "Os trabalhos apresentados representam a integração dos conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas do curso, culminando na produção de um trabalho que consagra o esforço do aluno diante do conhecimento obtido".

Ao relatar a qualidade dos projetos, o Prof. Dr. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis, docente do Curso Técnico em Mecânica, destacou a máquina de ensaio de impacto Charpy, projetada e construída pelos alunos do curso técnico em mecânica para uso nas pesquisas do NUPEM (Núcleo de Pesquisa e Ensino em Microfabricação). “Com essa máquina, a caracterização de peças poliméricas torna-se completamente independente da necessidade do uso de laboratórios fora do IF”, explicou o Prof. Cleiton.

Segundo o coordenador do curso, Prof. Dr. José Ricardo Camilo Pinto, “os projetos apresentaram ótima qualidade e os alunos desenvolveram temas aplicáveis na solução de problemas técnicos ou necessidades específicas”, avaliou.

Confira, a seguir, a relação completa dos trabalhos:

PROJETO AUTORES RESUMO
Suporte para Tablet Andrey Miguel da Silva e Josiel Ferreira Barros Diante de uma necessidade da biblioteca local, foi desenvolvido suportes para fixação de tablets que serão utilizados para consultas. Os suportes foram desenvolvidos com liberdade de movimento que permite o acesso à consulta de qualquer pessoa, tendo um foco especial ao acesso de portadores de necessidades especiais, como cadeirantes.
Sistema de elevação hidropneumático para caminhões Eder de Souza e Matheus Hugo Cardoso Possebom Este trabalho mostra um protótipo de sistema hidropneumático para ser adaptado a caminhões e carretas de forma que permita a elevação do mesmo sem risco ao motorista em situações de emergência e sem a necessidade de entrar em baixo do caminhão.
Motor de combustão interna movido com o auxílio do hidrogênio Sérgio Luís do Nascimento e Sérgio José SartorelliGalter Ao observar as crises energéticas no país e no mundo, o trabalho realizado busca encontrar soluções de combustíveis alternativos para funcionamento de motores de combustão interna. O elemento estudado neste projeto foi o gás hidrogênio como alternativa energética coadjuvante à gasolina.
Máquina de ensaio de impacto Charpy Jesiel Lucas da Silva Araújo e Vinicius de Lima Oliveira O projeto teve como objetivo a construção de uma máquina de ensaio de impacto Charpy em um tamanho reduzido. A máquina foi dimensionada e construída com o objetivo de gerar 50J de força de impacto e para isso foi feito um martelo pesando 4 kg o qual foi soldado em uma haste onde o seu centro de percussão é de 720 mm e solto a um ângulo α de 140° em relação à base da coluna O equipamento desenvolvido vai integrar o laboratório de ensaios mecânico do IFSP Campus Votuporanga.
Ferramenta de estampo de furo Daniel Augusto Lima Pereira e Rodrigo Padoveze Rocha A ferramenta de estampo desenvolvida é um equipamento que tem muita utilização nas indústrias metal mecânica. O projeto consistiu construir uma mini ferramenta utilizando os conceitos de usinagem adquiridos no curso de modo a servir para utilização didática.
Catraca para Portaria Jairo Henrique Iglesias de Oliveira e Weverton Lucas Santos de Azevedo Este trabalho visou atender a uma necessidade da portaria do Campus IFSP Votuporanga, uma vez que havia a necessidade de instalação de uma catraca para controle de entrada e saída de alunos. Esse projeto consistiu, então, de construir essa catraca com o objetivo de ser instalada para controle na portaria do Campus.