Pesquisa com a participação do Prof. Cleiton do IFSP – Câmpus Votuporanga é publicada na Espanha

Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 18h43 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 11h30 | Acessos: 1805

Artigo é parte da dissertação de mestrado de Cínthia Soares Manseo, coorientanda do professor do câmpus Votuporanga.

Nos últimos dias 17 e 18 de abril, o trabalho “Cutting Parameters Impactingon Tool Wear in Micro End-millingof Tool Steel H13”, com participação do servidor do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Prof. Dr. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis, foi apresentado pela aluna de mestrado da UFABC Cínthia Soares Manseo no “14th International Conference on High Speed Machining”, realizado em San Sebastian, na Espanha.

O evento reuniu pesquisadores da área de usinagem e resultou em publicação de artigos científicos sobre aspectos relativos à usinagem, manufatura aditiva e projeto e controle de máquinas-ferramentas. Foi organizado pela IK4-TEKNIKER e IK4-IDEKO. O IK4-TEKNIKER é um centro de tecnologia especializado em Manufatura Avançada, Engenharia de Superfícies e Engenharia de Produto, promovendo a transferência do conhecimento científico e técnico para empresas. O IK4-IDEKO é um centro de tecnologia especializado em tecnologias de fabricação e produção industrial.

O artigo apresentado no Congresso é fruto do mestrado em andamento da aluna Cínthia Soares Manseo, sob a orientação do Prof. Dr. Erik Gustavo Del Conte da Universidade Federal do ABC e coorientado pelo Prof. Dr. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis do Instituto Federal de São Paulo –Câmpus Votuporanga. A pesquisa está sendo desenvolvida em parceria da Universidade Federal do ABC, Universidade Técnica de Berlim, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e do IFSP – Câmpus Votuporanga, por meio do Núcleo de Pesquisa e Ensino em Microfabricação (NUPEM). O projeto é financiado com recursos do Programa Bragecrim (Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura).

De acordo com o Prof. Cleiton, o artigo publicado contribui para a compreensão dos fenômenos inerentes ao desgaste de microfresas utilizadas na microusinagem de peças. “A disseminação dos resultados da pesquisa em eventos desse porte possibilita a divulgação das atividades desenvolvidas pela parceria entre as instituições envolvidas no projeto, além de contribuir para o avanço do conhecimento em microfabricação”, explicou o professor.

artigoCleiton