Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020

Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 16h49 | Última atualização em Segunda, 26 de Outubro de 2020, 20h10 | Acessos: 3427

Edição 2020 tem programação unificada e será totalmente online



O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizará, entre os dias 19 e 24 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2020 com uma programação totalmente virtual. Com tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira", o evento será coordenado pelas Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão, com a participação de 17 câmpus.

 

As atividades serão online, gratuitas e abertas a todos os interessados, incluindo a comunidade externa ao IFSP. Todas as atividades serão certificadas. Os participantes receberão o certificado até 15 dias após o evento. O Câmpus Votuporanga também terá programação local.

 

Scientific and Technological Meetings. De 19/10 a 30/10, sempre a partir das 17h, o evento é iniciativa organizada sob o guarda-chuva da SNCT 2020 com o objetivo de conectar pesquisadores de diferentes áreas e câmpus de diversas instituições, estimulando a realização de parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e estruturação de cursos de pós-graduação. Dois professores do Câmpus Votuporanga participarão de encontros temáticos:

 

Título: Formação docente, metodologias e tecnologia aplicada | Data: 26/10

Coordenador (head): Luciene Cavalcanti Rodrigues       

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9346178640224901

Tipo: Curso de Pós-graduação Stricto Sensu                       Maturidade: Apenas uma ideia

Resumo: Criação de um programa de mestrado voltado aos professores, tendo em vista o estudo a respeito do uso de tecnologia no processo de ensino/aprendizagem.

Link para o meeting: ---

Informações completas da ação: #16

Título: Grupo de Estudos e Pesquisa em Ambientes Imersivos (GEPAI) | Data: 28/10

Coordenador (head): Anésio Azevedo Costa Neto          

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5649501136123208

Tipo: Projeto                     Maturidade: Em estruturação

Resumo: O presente grupo de pesquisa, em estruturação, possui como objetivo desenvolver poéticas artísticas a partir do uso de tecnologias imersivas. Utilizamos como base para a proposta criativa, dados eco-geográficos e materiais (sons e vídeos) provenientes de determinadas paisagens a fim de criar ambiências audiovisuais e, assim, aproximar os seres humanos para com a complexidade observada na Natureza. De inicio, utilizamos dados e materiais provenientes do Cerrado. uma vez determinado o objeto de trabalho, o grupo tem partido de discussões inter e transdisciplinares com a finalidade de desenvolvermos um método de abordagem mais adequado à proposta transversal investigativa, a qual entrelaça as Ciências Humanas, Artes, Arquitetura, Informática e Ciências da Informação.

Link para o meeting: https://conferenciaweb.rnp.br/events/gepai-grupo-de-estudos-e-pesquisa-em-ambientes-imersivos

Informações completas da ação: #21

Título: Laboratórios Maker do IFSP | Data: 29/10

Coordenador (head): Luciene Cavalcanti Rodrigues       

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9346178640224901

Tipo: Laboratório temático                         Maturidade: Em estruturação

Resumo: Busco parceria para a criação de laboratório maker em Votuporanga

Link para o meeting: [em breve]

Informações completas da ação: #22

 

A programação completa do Scientifc and Technological Meetings pode ser conferida aqui: https://www.ifsp.edu.br/meetings-2020

 


 

Programação do Câmpus Votuporanga

 

O Câmpus Votuporanga [foto: arquivo do IFSP]


A Comissão Organizadora da SNCT 2020 para o Câmpus Votuporanga preparou um calendário de publicações de materiais audiovisuais para Divulgação Científica, alcançando os cursos oferecidos pelas unidade e os trabalhos (projetos e ações de Pesquisa e Inovação) em andamento. Os vídeos serão publicados no canal oficial do Câmpus Votuporanga no YouTube de acordo com este cronograma:

 

Curso Data Período
Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio
21/10 Matutino
Engenharia Civil 21/10 Vespertino
Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio 22/10 Matutino
Análise e Desenvolvimento de Sistemas 22/10 Vespertino
Física 22/10 Vespertino
Técnico em Mecânica 23/10 Matutino
Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio 23/10 Matutino
Engenharia Elétrica 23/10 Vespertino

Outubro Rosa. Dentro da programação local, no dia 23/10, a partir das 17h, também haverá uma live organizada pelo Núcleo de Gênero e Sexualidade (NUGS), especificamente sobre o tema Saúde da Mulher, dentro do contexto do Outubro Rosa (prevenção e combate ao câncer de mama). O evento online também contará com a presença dos coletivos Ana por elas (Cosmorama-SP) e Casa Maria (Araçatuba), atuantes no campo dos Direitos Humanos, da Mulher e de Gêneros. A transmissão acontecerá no canal do Câmpus Votuporanga no YouTube e terá divulgação específica nas redes sociais.


Oficinas tecnológicas. A comissão organizadora também divulga 3 oficinas, que serão ministradas no canal oficial do Câmpus Votuporanga no YouTube:

 

Oficina Data Horário
Robótica com Tinkercad 22/10 15h

Ministrante: Code Clube Votuporanga

Link da gravação: https://www.youtube.com/watch?v=tquueLfQ39w

Machine Leaning com Scratch 22/10 17h

Ministrante: Code Clube Votuporanga

Link da gravação:

Saúde e Tecnologia 23/10 15h

Ministrante: professora Juliana Prado

Link: https://www.youtube.com/watch?v=F8_1rLpGkEo

 


Lives sobre Java. A Comunidade Java Noroeste foi fundada em 24 de outubro de 2004 e será parceira do Câmpus Votuporanga para a oferta de 6 lives:

 

Live Data Horário
Abertura 17/10 21h
Link da transmissão: https://youtu.be/N7F7VmgLpMQ
Crie microservices em Java com Quarkus e MicroProfile 20/10  21h
Ministrante: Elder Moraes - Red Hat
Link da Transmissão: https://youtu.be/7Mp1VNNRacE 
QA voltada para Agile 21/10 20h
Ministrante: Letícia Maine
Link da transmissão: https://youtu.be/ZPRQm721Y1o
Architecting Cloud Computing Solutions with Java 22/10 21h
Ministrante: Otávio Santana - SouJava
Link da Transmissão: https://youtu.be/5UzXe_fIxd8
Sua carreira
23/10 21h
Ministrante: Bruno Souza - SouJava
Link da Transmissão: https://youtu.be/1T_4asCeqt8
Documentando e testando sua arquitetura Java com ADRs e ArchUnit 24/10 21h
Ministrante: Bárbara Rossalli - ZUP
Link da transmissão: https://youtu.be/MLrYQDIhIHA

 

Programação geral unificada do IFSP

 


C&T - Ciência e Tecnologia

No dia 1º de outubro, o IFSP abriu o mês da C&T com a participação da professora Rosa Maria Vicari, associada à Sociedade Brasileira de Computação, pós-doutora em Ciência Cognitiva pela Universidade de Leeds (Reino Unido) e pela Universidade Joseph Universitè Joseph Fourier (França), e docente do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A docente falou sobre inteligência artificial e o fim da escola. Confira aqui.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eder José da Costa Sacconi, conta que já pensava nesse formato virtual para a SNCT, bem como para outras atividades do IFSP. “Acreditamos que eventos a distância permitem a participação e a integração de mais pessoas. Queremos proporcionar a conversa entre grupos de conhecimentos específicos que trabalham em determinadas áreas e não interagem. O isolamento social provocado pela Covid-19 agilizou o formato virtual desse evento”. 

A oferta inédita de uma programação unificada do IFSP para a SNCT é uma tentativa de fortalecer essa ação e proporcionar conteúdo de qualidade a toda a sociedade, aponta Eder. “Acreditamos que sempre que colocamos um tanto de gente boa em um lugar, dificilmente surge coisa ruim”. Esses momentos de interação e esforço coletivo coordenado está na veia dessa gestão da PRP. 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em 2020, a SNCT chega à 17ª edição. Realizada em outubro, para comemorar o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, a ação tem o objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas. Saiba mais aqui

registrado em:
Fim do conteúdo da página