Processo Seletivo 2020 para cursos Técnicos Gratuitos: Acompanhe aqui

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 19h15 | Última atualização em Sexta, 28 de Maio de 2021, 02h40 | Acessos: 18853

Matrículas ocorrem de 13 a 16 de janeiro.

Acompanhe nesta tabela as etapas do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos 2020

Inscrições online

23/09 a 17/11/2019

Análise do Histórico Escolar

18 a 26/11/2019

Relação preliminar das inscrições deferidas e indeferidas

27/11/2019

Recurso contra a relação preliminar das inscrições (on-line)

28/11/2019 a 01/12/2019

Análise dos recursos

02 a 08/12/2019

Inscrições confirmadas (a partir das 17h)

09/12/2019

Recursos contra as inscrições confirmadas

10, 11 e 12/12/2019

• Classificação
  • 1ª Convocação para matrícula (a partir das 17h)

09/01/2020

Período da 1ª matrícula

13 a 16/01/2020 - 13:30 às 19:30

Inscrições prorrogadas

As inscrições são gratuitas e foram prorrogadas até o dia 17 de novembro.

Para se inscrever, o candidato deve ler o edital na íntegra, criar um cadastro no portal https://processoseletivo.ifsp.edu.br e preencher o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico. Cada candidato pode realizar uma única inscrição.

Ao todo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) oferece mais de 6.000 vagas para cursos técnicos para o primeiro semestre letivo de 2020, distribuídas entre os seus 36 câmpus em funcionamento.

No câmpus Votuporanga, são oferecidos 3 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 1 curso técnico concomitante/subsequente ao Ensino Médio:

Curso Modalidade Turno Vagas
Edificações Integrado ao Ensino Médio Diurno/Integral 40
Informática Diurno/Integral 40
Mecatrônica Diurno/Integral 40
Mecânica Concomitante/Subsequente Noturno 40

Forma de seleção

Assim como nas edições anteriores, a seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar utilizando as notas ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Ou seja, não haverá aplicação de prova.

Para cursos Integrados, as notas a serem informadas são as do 8° ano (antiga 7ª série) do Ensino Fundamental. Já para os cursos concomitantes ou subsequentes, as notas a serem informadas são do 9° ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental.

Não há limite de idade para os cursos oferecidos.

A Educação oferecida pelo IFSP

No IFSP, você se prepara para ser um profissional tecnicamente capacitado e ao mesmo tempo um cidadão crítico e participativo. Aqui, o estudante aprende que a tecnologia pode caminhar lado a lado com o desenvolvimento sustentável e que cuidar do planeta também é promover o progresso. Os estudantes são capacitados para desenvolverem inovações tecnológicas voltadas para atender à necessidade de quem mais precisa e convivem em um ambiente que respeita a diversidade e promove igualdade social, racial e de gênero.

O IFSP conta, em todos os câmpus, com um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), responsável por realizar o acolhimento, o atendimento e o acompanhamento de estudantes com necessidades em todos os aspectos, do psicossocial ao pedagógico, além de fomentar ações coletivas, como palestras e capacitações, para sensibilizar toda a comunidade acadêmica sobre a diversidade e a inclusão.

Outros dois núcleos são de extrema importância dentro da Instituição. O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) promovem debates e campanhas de forma a banir e evitar quaisquer situações de violência e de discriminação dentro da Instituição e pela comunidade do IFSP.

Nosso trabalho é garantir o ingresso, a permanência e o êxito dos nossos alunos, de modo que a passagem pelo Instituto os ajude a conquistar tudo o que quiserem.