Muito mais do que uma escola, o IFSP oferece 5.862 oportunidades para você conquistar tudo que você quiser!

Publicado: Sábado, 29 de Setembro de 2018, 02h03 | Última atualização em Quarta, 21 de Novembro de 2018, 13h28 | Acessos: 5771

As inscrições são gratuitas e foram prorrogadas até 23 de novembro.

PS 2019 1

O IFSP já mudou a vida de muita gente. Muito mais do que uma escola, o IFSP se empenha para ser um local de transformação, de escolhas, de descobertas, de integração. Seus servidores se atualizam para ajudar a embasar a reflexão dos alunos, ampliando a visão de mundo, questionando paradigmas e quebrando tabus. Sabemos a importância de possibilitar o encontro com o desconhecido e de dar ouvidos e voz às minorias. Por tudo isso, convidamos você a integrar a grande família IFSP. O processo seletivo para os cursos técnicos gratuitos oferece 5.862 vagas em 144 cursos distribuídos em 36 cidades paulistas no primeiro semestre de 2019. Clique aqui e confira o Edital N° 716/2018 na íntegra.

As inscrições são gratuitas e foram prorrogadas até 23 de novembro. Para se inscrever, o candidato deve ler o edital na íntegra, criar um cadastro no portal https://processoseletivo.ifsp.edu.br e preencher o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico. Cada candidato pode realizar uma única inscrição.

São oferecidos cursos nas seguintes modalidades:

1) curso técnico integrado ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino fundamental. Ele cursará o ensino médio e o técnico no IFSP;

2) curso técnico concomitante/subsequente ao ensino médio: o candidato deve estar matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio, ou já ter concluído. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP.

Não há provas! Assim como nas edições anteriores, a seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar. Os candidatos devem inserir as notas ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para cursos Integrados, as notas a serem informada são as do 8° ano (antiga 7ª série) do Ensino Fundamental. Já, para os cursos concomitantes ou subsequentes, as notas a serem informadas são do 9° ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental.  Confira as regas no item 4 do Edital N° 716/2018. Se você cursou o ensino fundamental fora do Brasil, basta inserir a nota da língua nativa do país onde estudou.

Aqui no IFSP tem oportunidade para todo mundo! Não importa se você está terminando o ensino fundamental agora ou se você concluiu o ensino médio há muitos anos. Não há limite de idade para estudar no IFSP. Se você quer estudar e se recolocar no mercado de trabalho, essa é sua chance.

O IFSP conta, em todos os câmpus, com um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), responsável por realizar o acolhimento, o atendimento e o acompanhamento de estudantes com necessidades em todos os aspectos, do psicossocial ao pedagógico, além de fomentar ações coletivas, como palestras e capacitações, para sensibilizar toda a comunidade acadêmica sobre a diversidade e a inclusão.

Outros dois núcleos são de extrema importância dentro da Instituição. O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) promovem debates e campanhas de forma a banir e evitar quaisquer situações de violência e de discriminação dentro da Instituição e pela comunidade do IFSP.

Nosso trabalho é garantir o ingresso, a permanência e o êxito dos nossos alunos, de modo que a passagem pelo Instituto Federal de São Paulo os ajude a conquistar tudo o que quiserem.

O Câmpus Votuporanga oferece os seguintes cursos: Técnico em Mecânica (concomitante/subsequente, Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio.

Histórico de estrangeiros — Candidatos (brasileiros ou estrangeiros) que cursaram o ensino fundamental e/ou médio no exterior deverão incluir as notas de Matemática e Língua Oficial escolar. O documento comprobatório de escolaridade anexado deverá ser apresentado por meio de atestado emitido por órgão oficial brasileiro, como a Secretaria de Estado da Educação.

Nome social – Em consonância com a Portaria IFSP n°2.102, de 13 de maio de 2014, o Instituto Federal de São Paulo assegura ao candidato transgênero o direito de ser tratado pelo gênero e pelo nome social ao ingressar na instituição.

Acessibilidade – O Edital n° 716/2018 pode ser traduzido automaticamente para Língua Brasileira de Sinais por meio da suíte de ferramentas do "VLibras". Acesse o portal http://www.vlibras.gov.br/.

Em caso de dúvidas, recursos contra o edital ou outras informações, enviar e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.