Concurso de Beleza Negra para estudantes de Ensino Médio de Votuporanga

Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 21h39 | Última atualização em Quinta, 11 de Outubro de 2018, 15h18 | Acessos: 2081

As inscrições são gratuitas e haverá premiação

Entre 19 de setembro e 11 de outubro, estão abertas as inscrições para o Concurso de Beleza Negra, promovido pelo câmpus Votuporanga em sinergia com o programa institucional "Neabi em Ação". São 40 vagas, sendo 20 para a categoria feminina e 20 para a masculina, independente da idade, abertas para estudantes regularmente matriculados nas séries de Ensino Médio de escolas públicas e particulares no município de Votuporanga. O concurso ocorrerá durante a programação da Semana da Consciência Negra, em novembro.

Como se inscrever

Depois de ler o edital do concurso, os estudantes interessados devem comparecer com mãe, pai ou responsável legal na Coordenação de Extensão do câmpus Votuporanga para preenchimento da Ficha de Inscrição e da Autorização de Uso de Imagem e Voz, apresentando - obrigatoriamente - Atestado de Matrícula emitido pela escola onde estuda.

Etapas do concurso

I - Desfile de Trajes e Adereços: 19/11
II - Apresentação Cultural: 21/11
III - Perguntas e Arguição Oral: 21/11

As etapas acontecerão no anfiteatro do câmpus Votuporanga e a premiação ocorrerá no dia 21/11, logo após a terceira etapa.

Oficinas de formação e informação

Todo candidato inscrito deve participar de pelo menos 50% das vagas oficinas que serão oferecidas para subsidiar a participação no concurso. A temática será trabalhada por meio de atividades que contemplem produção de vestimentas, acessórios e penteados, de composições musicais, audiovisuais, literárias e cênicas, além de danças, entre outros.

O calendário das oficinas será divulgado dia 16/10 e trará a programação que acontecerá entre 17/10 e 16/11.

Clique aqui para acessar o edital

Da iniciativa
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFSP (Neabi) do IFSP é regido pela portaria institucional nº. 2.587, 28 de julho de 2015, e calcado na lei nº. 11.645/2008. A promoção do Programa Neabi em Ação tem com o objetivo organizar um conjunto de ações de extensão que contribuam com a efetiva promoção e valorização da diversidade étnico-racial, bem como o ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena. 19 projetos selecionados estão em execução no âmbito do IFSP entre os meses de setembro e dezembro de 2018. No câmpus Votuporanga, o projeto em andamento é o “Concurso de Beleza Negra”, que prevê a oferta de oficinas visando à preparação dos candidatos para o concurso.

O Concurso de Beleza Negra é certame artístico e cultural relativo a valorização da população afrodescendente no imaginário popular, de modo a promover elevação de auto-estima, a educação para as relações étnico-raciais, a luta contra o racismo e o interesse pela História da África, bem como a quebra de paradigmas estéticos relacionados a indústria cosmética e da moda, além dos padrões vigentes na propaganda comercial, por meio de metodologia de participação e avaliação caracterizada pela superação do modelo tradicional de concurso de beleza."

Contato: