Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Colaboradores

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 17h08 | Última atualização em Terça, 19 de Março de 2024, 17h09 | Acessos: 2541

Pesquisadores

 

 

Dr. Alessandro Roger Rodrigues

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) (1998), mestrado em Engenharia Mecânica pela mesma instituição (2001), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP) (2005), com estágio PDEE/CAPES de doutorado sanduíche na Technische Universität Darmstadt (TUD), Alemanha (2004). Atualmente é Professor Associado MS-5.1 da Universidade de São Paulo (USP), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Leciona disciplinas de graduação e pós-graduação na área de fabricação mecânica. Suas principais linhas de pesquisa são integridade superficial e usinabilidade em macro e micro usinagem mecânica de materiais metálicos.

   
 

Dr. Alex Camilli Bottene

Atualmente é professor nos cursos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica do INSPER, nas disciplinas de Design para Manufatura, Fabricação e Metrologia, Complementos de Fabricação, Processos de Manufatura Avançada e Gestão Integrada da Manufatura. Líder da Trilha de Design dos cursos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica do INSPER. Desenvolve pesquisas na área de Processos de Manufatura Avançados, Sustentabilidade e Gestão de Operações. Tem experiência na área de Engenharia de Produção Mecânica e Automação Industrial (Mecatrônica), atuando principalmente nos seguintes temas: manufatura de materiais compósitos, telecomando e monitoramento de sistemas de manufatura, retificação de precisão e manufatura sustentável. Participou do programa internacional de engenharia Global Engineering Teams (GET), organizado pela Technische Universität Berlin.

   
 

Dr. Alexandre Melo de Oliveira

Possui Doutorado em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais pelo CDTN Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (2020), Mestrado em Engenharia da Energia pelo CEFET MG / UFSJ Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2014), Especialização em ensino de física pela UFOP Universidade Federal de Ouro Preto (2003) e Graduação em Física pela UFMG Universidade Federal de Minas Gerais (2002), astrofotógrafo amador. Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: nanofluidos, reator nuclear triga, eficiência térmica e simulação.

   
 

Me. João Roberto Broggio

Possui graduação em Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica pelo Instituto Federal de São Paulo (2013) e graduação em Engenharia Industrial Eletrica pela Sociedade Universitaria de Santos (UNICEB-Univ. Sta. Cecilia dos Bandeirant (1990). Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.

 

   

Dr. Juan Paulo Robles Balestero

Possui graduação em Engenharia Elétrica (2004), mestrado em Engenharia Elétrica (2006) e doutorado em Engenharia Elétrica (2022) todos pela Universidade Estadual Paulista UNESP- Campus de Ilha Solteira. Desde 2007 atua como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia até 2013 lotado no campus de Chapecó no IFSC, e atualmente no Campus de Votuporanga do IFSP.

   
 

Dr. Juno Gallego

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1986), mestrado em Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2003). É Professor Titular, referência MS-6, do Departamento de Engenharia Mecânica e atualmente exerce o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (Mestrado e Doutorado Stricto Sensu) da UNESP - Campus de Ilha Solteira. Atua como consultor ad hoc em agências de fomento (CNPq, FAPESP e FACEPE) e como revisor em periódicos indexados nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Estrutura e Propriedades dos Metais e Ligas. Trabalha na caracterização microestrutural e mecânica de aços microligados e de outras ligas metálicas usadas em modernas aplicações tecnológicas.

   
 

MSc. Lindomar Matias Gonçalves

Professor da UNIFEI-ITABIRA, tem suas atividades vinculadas ao Instituto de Ciências Puras e Aplicadas (ICPA). Coordenador do Laboratório de Processos Industriais. Com formação técnica em Administração pela E.E. João Felipe da Rocha (1998), graduação em Engenharia Produção pela Faculdade Pitágoras (2008), mestrado em Engenharia da Energia pelo CEFET/MG (2012), linha de pesquisa em eficiência energética, doutorando no programa de Pós Graduação SMARH (Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) da UFMG, com a linha de pesquisa de aproveitamento de resíduos sólidos industriais, através de secagem híbrida, modelagem e análise tecnoeconômica para fins energéticos. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Aproveitamento de Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de resíduos sólidos, Análise do Ciclo de Vida (ACV), Economia Circular, secagem solar, simulação numérica, secadores solares de resíduos, secadores industriais, conversão de biomassa em energia, processos industriais, segurança em máquinas e, métodos de controle de processos e da produção.

   
 

Dr. Reginaldo Teixeira Coelho

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1987) - Escola de Engenharia de São Carlos, Mestrado em Engenharia Mecânica (1991) - Tema: Retificação, Doutorado pela The University of Birmingham (1995), Inglaterra - Tema: Usinagem de Compósitos. Pós-doutorado na McMaster University - Hamilton Canadá (2005) - Tema: Simulação de Processos de Usinagem e de Conformação Usando FEM. É atualmente Professor Titular da Escola de Engenharia de São Carlos, EESC - USP - Departamento de Engenharia de Produção. Especialista em Manufatura, com ênfase em Usinagem e Conformação dos Metais, pesquisando em: Usinagem dos Materiais, Simulação de Usinagem e Conformação com FEM, Manufatura Aditiva (MA), Manufatura Híbrida (MfH) processo DED (Direct Energy Deposition) + HSM (High Speed Machining).

   
 

Dr. Renato Goulart Jasinevicius

Graduação em Engenharia de Produção Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1990), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Manufatura de ultraprecisão, atuando principalmente nos seguintes temas: tornamento com ferramenta de diamante, cristais semicondutores, cerâmica avançada, polímeros e metais não ferrosos, integridade superficial e acabamento superficial.

   
 

Dr. Ricardo César de Carvalho

Doutorando em Ciência da Informação pela UNESP de Marília-SP. Mestre em Ciência da Informação pela UNESP de Marília-SP. Graduado em Ciência da Computação pela Fundação Educacional de Votuporanga (2002). Em 2005 obtêm a Especialização em Redes de Computadores. Licenciado em Computação pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2013). Durante 9 anos atuando como Administrador de Redes e Sistemas de um grande hospital no interior de São Paulo. Professor do Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) no Campus Votuporanga/SP.

   
 

Dr. Wyser José Yamakami

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1989), mestrado (1994) e doutorado (2003) em Engenharia Mecânica, na área de Materiais e Processos de Fabricação, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É professor assistente doutor MS-3 da UNESP, Campus de Ilha Solteira, Departamento de Engenharia Mecânica desde 1996. Realizou pesquisas na área de microestrutura e propriedades mecânicas de metais, destaque para ligas odontológicas, durante o mestrado. Pesquisou sobre flexibilização do Forjamento a Quente de Precisão no doutorado abordando aspectos de troca rápida de ferramentas, tecnologia de grupo e resfriamento controlado pós forjamento, visando economia de energia e aumento da produtividade. Tem atuado mais recentemente em usinagem de metais, focando tratamentos superficiais de ferramentas e ligas de titânio.

 
 

Técnicos

Alex Sandro Teotonio da Costa

Técnico em Eletrotécnica

Fernando de Jesus Flores Parreira

Técnico em Informática

Leonardo Vicentin de matos

Técnico em Mecânica

registrado em:
Fim do conteúdo da página